Artigos

Quanto custa o metro quadrado da construção residencial?

A primeira pergunta que sempre os clientes me faz é quanto está custando o metro quadrado da construção.

Difícil entender o motivo pelo que se criou esta cultura no mercado da construção civil. Afinal, cada construção é única e os custos variam muito.
O valor do metro quadrado final depende de inúmeras variáveis e entre elas estão desde a topografia e geologia do terreno à cor da tinta escolhida.
Terrenos planos, por exemplo, exigem menos terraplanagem e muros de arrimo para nivelamento do terreno.

O tipo do solo irá definir o tipo da fundação a ser usado. Os diferentes tipos de fundação variam em complexidade de execução e consequentemente, preço.
O sistema construtivo, que é definido pelo projeto arquitetônico, é outro fator importante. Projetos em que seja possível a utilização do sistema de alvenaria estrutural permitem economizar até 30% na estrutura da casa. Casas térreas, por exemplo, que se supõe que sejam mais baratas para construir na verdade, não são.

Os acabamentos são um capitulo a parte. Hoje podemos usar para revestimento de pisos, cerâmicas de boa qualidade por R$ 20,00/m² ou escolher porcelanatos e mármores de mais de R$ 300,00/m². Louças e metais de linhas diferentes de uma mesma marca podem ter valores dez vezes maiores por diferenças no design.

Para balizar uma decisão de construir ou não, vale consultar o índice A&C emitido mensalmente pela Revista Arquitetura e Construção que traz um preço médio da construção nas diferentes regiões do país para os padrões simples, médio e luxo. São valores médios das regiões. Para região de Campinas, por exemplo, vale lembrar, que é uma região em que o custo de mão-de-obra é mais elevado que em Minas Gerais e Espírito Santo que entram na média da região sudeste.

Não se engane, empresas que lhe passam preços por metro quadrado, estão superestimando para não terem prejuízos ou não estão incluindo todos os serviços e materiais necessários para construção da obra.
O valor correto de uma obra será obtido com precisão uma vez definido o projeto, tipos de materiais aplicados e apresentação de um orçamento preciso e detalhado.
19 3829.1669 | 19 3849.4655
Bandina Construtora. Todos os direitos reservados 2012